domingo, 24 de junho de 2012

CODA - Curta de Marcos Camargo

"Três bailarinas estão chegando em suas casas. Sozinhas com seus próprios delírios... ou seriam suas verdades fantasiadas?"


Meninas, to aqui invadindo as colunas da Jakeline e da Allyne pra compartilhar um curta que acabei de encontrar e pelo qual fiquei apaixonada! O link para o assistir na íntegra segue abaixo, e em seguida o texto, escrito pelo próprio autor, que resume a arte feita pelo filme.



Em meio ao caos da metrópole paulistana, três bailarinas descortinam a verdade que se esconde por trás de suas imagens irretocáveis e do modelo de felicidade que representam. Ícones de perfeição, criados pelo figurino, a maquiagem, as coreografias impecavelmente sincronizadas, elas deixam transparecer o caos que carregam em si. Fragmentos de suas vidas bailam diante dos olhos do espectador, enquanto as bailarinas rodopiam delirantes em busca de libertação. 
CODA é um curta de animação que mescla duas técnicas: "pixilation" e "light-painting". A primeira consiste em um “stop-motion”, simulação de deslocamento de objetos estáticos. Aqui, ela é aplicada a pessoas, que atuam como se fossem bonecos. Os movimentos do ator/boneco são registrados a cada fotograma capturado pela câmera.
A técnica “light-painting”, por sua vez, permite, em um ambiente escuro, a pintura da cena ou a criação de desenhos a partir de uma fonte de luz portátil, como uma lanterna. A união das duas técnicas foi criada para animar a própria luz. O resultado é uma iluminação improvável do cenário e desenhos que interagem com as personagens.
O filme foi inteiramente produzido com fotografias e sem manipulação digital ou efeitos especiais. Foram captadas 27.000 imagens, sendo que 13.000 compõem a versão final.
Marcos Camargo é fotógrafo desde 1996 e é apaixonado por cinema de animação. CODA é o primeiro resultado dessa paixão. "Os filmes de animação sempre tiveram uma participação muito importante na minha vida. Desde as películas com bonecos, em stop-motion, quando eu era criança, até a descoberta das mais "alternativas", desconhecidas do circuito comercial, durante a minha adolescência. Independente da técnica, me tornei um apaixonado por animações. Acabei virando fotógrafo e uma das áreas em que atuo é a da fotografia still para longa-metragens. Essa aproximação com o cinema me instigou a descobrir mais sobre os filmes de animação... pronto, estava nascendo o CODA, fruto de uma experiência de duas paixões: a fotografia e a animação."

Beijos, Cristiane!

2 comentários:

  1. Oi amore,
    vim especialmente te desejar ótima semana
    e pedir sua participação no sorteio novo que está no ar
    kit Ecoplus, igual aquele que usei e amei!
    participe, será uma honra!
    obrigada, bjão♥
    www.coisasdeladdy.com

    "Escolha o trabalho de que gostas e
    não terás de trabalhar um único dia em tua vida"

    ♥@barbielieth♥
    http://www.facebook.com/coisasdeladdy

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...