quarta-feira, 9 de maio de 2012

Batalha de Rivais - Ballet Classico x Ballet Contemporâneo




E vem ai o nosso primeiro concorrente, o Ballet Clássico, que surgiu numa época em que era desenvolvido na Rússia e na Itália e buscavam se superar na complexidade de suas técnicas, exigindo o máximo de seus bailarinos e bailarinas em suas performances. Nos passos são utilizados sequências complicadas com muito giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito, sempre contando uma linda história, como exemplo o Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida. As roupas utilizadas são os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permite que suas pernas sejam vistas e assim fica mais fácil verificar se os passos estão sendo executados corretamente, normalmente inclui cores como rosa, preto, bege ou collants coloridos, com meia-calça e saias curtas em cima do collant, o cabelo das bailarinas deve estar preso em um coque e as sapatilhas devem ser de ponta, pois dão leveza ao movimento e são fundamentais no ballet clássico. Já os homens usam collants pretas ou escuras, juntamente com uma camisa branca, e devem usar suporte sob sua vestimenta e sapatilhas macias de couro de lona.

E agora com vocês nosso outro concorrente, o Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, que chegou depois do clássico, chegando para quebrar regras. Nessa modalidade já não existe técnicas e nomenclatura, os movimentos são livres e não iremos ver uma história sendo contada, mas sim coreografia que nos transmitam sentimentos misturados com passos fortes e bem marcados, buscando passar sensações do mundo urbano, rápido e agitado fazendo uma fusão entre vários estilos modernos, hip-hop, street dance, clássico, jazz e entre outros. Enquanto o ballet clássico prioriza a postura e tem objetivo de atingir os céus, o moderno trabalha movimentos que exijam o mínimo de postura possível e tem como objetivo usar o chão ao máximo. As roupas utilizadas são collants e malhas, dando mais liberdade aos movimentos como em uma aula normal, aqui já não existem mais tutus.

Dizem que essa rivalidade entre o clássico e o contemporâneo não acaba nunca, um com técnica e outro sem exigência de técnica, um sem liberdade e outro com liberdade total dos movimentos. O mundo é tão grande que existe espaço para todos, não é mesmo... Embora eu ame todo tipo de dança devo admitir que o Ballet Clássico é o mais perfeito e apesar de toda a sua rigidez é a modalidade que eu mais amo, mas isso é uma questão de gosto e opinião, o importante é que seja feita com entusiasmo, dedicação e que venha do coração.

E você, qual modalidade acha melhor?

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Jakeline Figueiredo é formada em Publicidade e Propaganda e adora o mundo das artes. 
Já trabalhou como Modelo e já fez Teatro, e hoje faz aulas de Ballet. 
A partir de agora é nossa colunista de Ballet e Teatro.

5 comentários:

  1. ઇઉ adorei o post ✿◠‿◠✿
    fique com Deus
    boa noite
    Bjinhoxx ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elly, muito muito obrigada, ficamos felizes em agradar.
      Beijos

      Excluir
  2. olá eu faço Ballet a 4 meses ( pouquíssimo né!? ) queria algumas duvidas que tenho coisa de bailarina novata haha :

    -Um professor pode avançar um aluno?
    -Meninos usam sapatilha de ponta?
    -Pode me dizer o nome de alguns nomes de passos de Ballet de o bailarino levanta a bailarina?
    Muito obrigado beijos
    P.S.: eu sou criadora desses blogs DIARIO DE BALLET E BALLET

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, então faço ballet ha pouco tempo também, mas posso tentar te ajudar haha
      - Um professor até pode avançar um aluno, mas não é aconselhavel. O tempo do ballet existe para que o seu corpo se acostume, avançar você pode te causar lesões...
      - Não é típico dos meninos a sapatilha de ponta, mas existem alguns que gostam e usam de vez em quando...
      - Esses passos eu ainda não cheguei hahaha mas posso pesquisar e enviar pra você depois.

      Beijos, linda

      Excluir
  3. Por que tem que ser rivais?
    Cada um na sua pô!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...