terça-feira, 4 de outubro de 2011

MAQUIADORA - Entrevista

Trabalho lindo esse não, deixar as mulheres lindas??

Nome: Luciana Medeiros


Idade: 32 anos


Blog: lsmedeiros.blogspot.com /


Site (em construção): lucianamedeiros.com.br
   
Formação acadêmica (graduação, pós, etc.): Psicóloga (UERJ), Mestre em Saúde Pública (UFSC), Especialista em Psicologia Clínica/ Gestalt-Terapia (Comunidade Gestáltica - SC)
   
Curso de beleza complementares:
Maquiador Profissional
Designer de Sobrancelhas
Aperfeiçoamento profissional sobre técnicas de aplicação de maquiagem para TV/HDTV
Aerografia (air-brush)
Aerografia para maquiagem social (air-brush)
Especialização em maquiagem de olhos
Caracterização de alta performance I (maquiagem de efeitos especiais)
Caracterização de alta performance II (próteses de látex para efeitos especiais)
Desenho 
Fotografia digital
Workshops diversos
 
Onde / com o que exatamente trabalha: Trabalho por conta própria, e no momento faço atendimentos de design de sobrancelhas e maquiagem social, além de dar consultoria de beleza/maquiagem. Todos os atendimentos são individuais e personalizados.
Sobre os estudos: Como iniciei na área a princípio sem pretensão de trabalhar nela, fiz um curso particular e mais curto, mas após algum tempo e já tendo realizado tantos outros, posso dizer que no geral as formações (o curso básico) aqui são mais rápidas e não tão aprofundadas quanto no exterior. Para compensar o curso rápido que fiz no início, realizei diversos outros para aprofundamento e complementação da profissão e percebo que não só a falta de cursos mais longos e aprofundados, mas também o pouco material teórico disponível em português são os pontos fracos no país. Como sempre estudo muito e sou viciada em livros, desde o começo conciliei os estudos formais com estudos caseiros, e muitos, muitos livros de maquiagem, teóricos ou não, a maior parte deles importados pois não há tradução pro português. Destaco também que um profissional de estética na atualidade tem seu trabalho aprofundado e diferenciado ao agregar o Visagismo a sua prática.
Sobre a profissão: Trabalhar com maquiagem é algo tão amplo que nem sei se poderia dizer sobre a profissão como um todo. Apesar de pra maioria das pessoas maquiador ser aquela pessoa do salão que você vai quando vai ser madrinha de um casamento, a profissão é muito mais abrangente que fazer maquiagem social em salão de beleza.
O maquiador pode atuar na maquiagem social, mas também na maquiagem artística (como caracterização para teatro/ publicidade em geral / bodypainting, etc), na maquiagem de efeitos especiais (rugas, feridas, cicatrizes, etc), ou na caracterização completa de efeitos especiais (que envolve próteses de espuma, silicone, construção de dentes, cabelos, além de integração com partes mecânicas).
Só levantei algumas possibilidades bem gerais, pois em cada uma há uma variedade grande de possibilidades de atuação, e o interessante é a pessoa pesquisar, realizar bons cursos e alguma prática para verificar se gosta da rotina. Não esquecer que é preciso estudo sempre, pois embora as técnicas tenham limites, a indústria avança rapidamente na tecnologia dos produtos e é vital para o profissional saber dominar seu material de trabalho da melhor forma possível.
Mercado para esta área: O mercado é bastante abrangente, conforme expus acima, e não fica limitado a maquiar em salão de beleza. Mesmo para quem decide focar apenas na maquiagem social é possível expandir essa prática e oferecer serviços diversos como consultoria, aulas de automaquiagem, maquiagem em festas, entre outros.
Formação mínima/cursos mínimos necessários: O básico é um curso de maquiador profissional, que contemple suas necessidades. Acredito que um curso mais completo e aprofundado possa fornecer uma base mais estruturada, contudo é importante conhecer os profissionais que fornecerão as aulas para evitar investimento financeiro e de tempo em algo que não vale a pena. Mesmo que a opção seja por um curso personalizado, ainda que com carga horária menor, o estudo continuado é o ponto forte para o profissional se manter atualizado, aperfeiçoado e em constante evolução. Muita prática aliada a bons livros e bons produtos, creio que formem o kit básico pra iniciar a profissão.
Como é o dia a dia da profissão: Não tenho como dar uma visão geral pois como disse anteriormente, as possibilidades de atuação são tão variáveis que o dia a dia também é diferente para cada pessoa. Somente ressalto que é uma profissão que demanda dedicação, paciência e cuidado para buscar atender as necessidades da pessoa a ser maquiada, e não do maquiador.
Como é o seu trabalho como maquiadora?  Minha prática é muito permeada não só pelas questões técnicas da profissão de maquiadora, mas também pela minha formação/atuação prévia como Psicóloga/Psicoterapeuta. Por fim procuro sempre realizar um atendimento personalizado, paciente, detalhado e bem estruturado, de forma que eu consiga captar o que a pessoa deseja e assim transforme seu desejo em algo compatível com a necessidade de sua pele e formas. Na consultoria toda esta atenção é redobrada e busco desmistificar o ato de maquiar-se, integrando-o a rotina de cada pessoa de forma tranquila e sem complexidade.
Meu foco sempre é a qualidade de atendimento e execução do trabalho, e para isso estou sempre estudando, praticando e investindo em produtos profissionais de qualidade assegurada internacionalmente, não só para não danificar a pele do cliente como para garantir maior durabilidade e melhor acabamento da maquiagem produzida.
Você sempre quis entrar nessa área? Não, nunca me imaginei trabalhando como maquiadora, pra ser bem sincera. Estava no meu consultório, dando aula, editando periódico, seguindo a vida profissional como Psicóloga Clínica normalmente. Decidi fazer um curso de maquiadora profissional mais pra me distrair do que pra trabalhar na área, mas foi começar o curso que algo mudou dentro de mim e iniciei meu processo de transição profissional, que apenas em Julho desse ano posso dizer que se efetivou mais claramente, pois encerrei meu consultório. Ainda estou supervisionando e coordenando um trabalho voluntário com uma equipe que faz atendimento de Psicoterapia de Grupo em uma instituição de HIV/AIDS, mas este trabalho está também em transição, com duas profissionais sendo treinadas para me substituir integralmente a partir de 2012.
 
Como você começou? Conte um pouco da evolução da sua carreira. Vou copiar pra você e suas/seus leitoras/es o texto que está na página Sobre do meu blog, pois acredito que ele expressa o que eu penso e vivo:
        “Para falar a meu respeito preciso ir um pouco mais longe do que meus cursos específicos de maquiagem. Como boa gestalt-terapeuta, não consigo me ver como partes isoladas. Sou um todo, e tudo o que me compõe hoje faz parte de toda uma vida de caminhos diferentes percorridos ora com alegria, ora com pesar. Mas seja um caminho tranquilo ou conturbado, tudo o que percorri até o momento me auxilia a estar firme no ponto em que me encontro hoje.
        Os mais próximos sabem, mas se você não me conhece ainda aviso que de formação acadêmica eu sou Psicóloga. Sim, psicóloga, e clínica. Isso mesmo, a que fica lá no consultório ouvindo as pessoas e seus "problemas", como diz o senso comum a respeito. A escolha da profissão foi feita durante a vida, e não apenas no momento de preencher o papel de inscrição no vestibular. Fiz Letras e parei perto do final pra cursar Psicologia. Me formei, fiz mestrado, especialização, trabalhei bastante na área - consultório, estágio, supervisão, aula, editoria de publicação, avaliação de periódico científico, dentre outros - mas em algum momento eu já não cabia mais em mim, e essa roupa espessa que me cobria tampouco servia.
Era preciso fazer algo, e embora eu não soubesse ainda o que fazer, sabia que precisava distrair um pouco a mente e o corpo. Mas o que eu gosto a ponto de conseguir me distrair no meio de um turbilhão de coisas, pessoas e problemas em que eu estava enfiada?! Olhei pra frente, bem perto da ponta do nariz, e reparei que eu amava maquiagem desde criança, embora não usasse tanto quanto gostaria, e toda hora maquiava alguma amiga ou conhecida, e elas gostavam bastante. Pensei comigo: "Vou fazer um curso de maquiador profissional, pra aprender a fazer esse negócio direito e me maquiar melhor também. Vai ser uma boa distração." E lá fui eu à caça de cursos.
Mas eis que a vida sempre nos reserva surpresas, e se estamos dispostos a percebê-las o impacto pode ser transformador. Não sei dizer o que houve, o que mudou, nem quando. Sei que o que deveria ser apenas um curso pra me distrair despertou algo dentro de mim que nem eu sabia que existia. E já durante o curso eu sabia que não dava pra ser só distração. A magia dos pincéis e pozinhos coloridos mexeu em algo aqui dentro e me fez ter certeza que aquele era o caminho a percorrer a partir daquele momento de vida.
E aqui estou eu, caminhando, admirando a paisagem, usufruindo do que esse percurso pode me oferecer, aprendendo com as dificuldades e os sucessos, com as pessoas e os livros, e garanto que estou bem feliz com a mudança de rota.
Ah, e antes que você se pergunte - e me pergunte - não vejo que joguei fora nada do que vivi ou realizei profissionalmente. Tudo o que fiz, vivi, senti, faz parte de mim e me permite ser quem eu sou hoje, com a maturidade necessária para saber o momento de parar algo que não estava mais funcionando, e REcomeçar, me REinventar. Sem medo, sem pressa, sem ilusões, sem mais cobranças. Apenas sabendo que estou seguindo, fluindo, e curtindo viver essa nova pessoa que descobri dentro do velho baú chamado EU.”
A partir do que diz esse texto, para me sentir confiante em realizar a migração de área fiz pesquisa de cursos e produtos, para poder me qualificar para a profissão e a cidade onde vivo. Fui pra Argentina fazer diversas especializações, conheci muita gente bacana na área e montei um material de trabalho com qualidade incontestável, para me sentir cada vez mais segura de estar fazendo um bom trabalho, com bons produtos e muito estudo, SEMPRE.
Com você enxerga o boom de informações que houve com a ascensão dos blogs de beleza? Acho válidos, creio que estimulem bastante o cuidado pessoal e a perda do medo de usar maquiagem. Informação é sempre bem vinda, o problema não é ter informação, e sim não saber como usá-la. É importante saber separar técnica, qualidade de produtos, maquiar o outro e maquiar a si mesmo, para assim compreender melhor a função e utilidade de um blog de beleza feito por uma leiga, e um trabalho de um profissional.
Há milhares de mulheres e homens não profissionais que fazem blogs de beleza e maquiagem super bem executados, e possuem qualificação técnica no que apresentam. Da mesma forma há blogs ruins, pessoas que não tem tanta intimidade com a prática da maquiagem, e isso independe de serem profissionais ou não. Gente boa e gente ruim (no sentido de execução técnica) sempre haverá em qualquer área, convém compreender que o leigo está ali se expondo pra compartilhar o que aprendeu, e mostrando como faz em si mesmo, e apenas em si mesmo.
Ao tentar em casa é importante destacar que o material usado pode ser diferente, assim como os acessórios. Evidentemente alterando o contexto (pessoa, tom e tipo de pele, marcas de produtos, acabamentos dos produtos, cores, etc) altera-se também o resultado, embora isso não signifique que o que você vai conseguir fazer em casa vai ficar feio ou mal acabado apenas por você ter a marca baratinha e não aquela super cara da blogueira famosa.
Acho super válida a experimentação, e os milhares de blogs de beleza podem sim auxiliar nesses primeiros passos no universo da maquiagem. Em caso de dúvida quanto a investir ou não em algum produto mais caro, busque não só informação em blogs, mas também com profissionais da área que possam te orientar e assim você possa fazer um investimento acertado, para não correr o risco de depois “culpar” a blogueira pelo produto não ter ficado em você igual ficou na pele dela. ;D
Para quem está entrando no mercado de trabalho, qual a sua dica? Estude! MUITO. Como é uma área em ascensão, qualquer pessoa que se maquie direitinho já tem achado que pode oferecer serviço, e isso acaba inchando o mercado, que não tem como absorver todos os profissionais que se oferecem (isso pra qualquer área, ok?!). Para se destacar e, mais ainda, se manter no mercado é vital estar atualizado, ter produtos de qualidade, refinar suas técnicas praticando bastante e estudar, estudar, estudar, SEMPRE.







E ainda há quem diga que a maquiagem não salva uma vida né?? Amei a entrevista, muito obrigada viu! Sucesso profissional =)

11 comentários:

  1. Que ótima maquiadora que ela é!! Adorei os resultados..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. uaaau, incriveel *-* adorei.
    bjos
    www.girlstylish.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa !
    que super bacana hem !! adorei
    lindas makes
    bjus
    http://makesemelissa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, certeza, é um dos melhores trabalhos. Pelo menos, um dos mais gratificantes! Afinal de contas, tb é uma arte!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Super entrevista...
    Gostei muito do antes e depois.
    Beijos querida.
    http://modaeexcelencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. meeeeenina que luxo as transformação com a make. ameeei nossa ela é otimaa!!
    beijoss
    http://www.lumagga.com
    @NelumaMagalhaes

    ResponderExcluir
  7. Opa, guria só agora 1 mês depois é q tive tempo de passar aqui pra ver se tinha dado certo a entrevista q - desculpaaa - levei tanto tempo p/ conseguir sentar e responder pra ti.
    Mas fiquei feliz de ter dado certo. ;D
    Obrigada pelo convite.
    Vou botar o link p/ cá lá no blog e nas redes sociais ok?!
    Bom findi.

    ResponderExcluir
  8. A Lu é uma excelente profissional, posso garantir isso, pois já passei pelas mãos de artista dela.\
    Bjs e ótimo fim de semana.

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  9. O que dizer da Lu? Excelente profissional e pessoa admirável, adoooorei o post com ela!
    Ela tem muito o que dizer e fazer neste mundo!!

    !Xo!
    www.sofashionist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, ameei, MESMO!

    Muito obrigada Lu Medeiros *-*

    ResponderExcluir
  11. fikaram lindas, todas parecendo modelos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...