quarta-feira, 27 de abril de 2011

Onde estudar - SENAC

Nome: Edna Ilário da Silva

Idade: 22 anos
Concluiu o curso em Dez/2010
Curso complementar: Técnico em Vestuário pelo SENAI - 2006

A FACULDADE


Matérias que mais gostou: História da Indumentária, Empreendedorismo em Moda, Estamparia, Modelagem Avançada, Criação e Desenvolvimento de Coleção.

Matérias que não gosta ou que são mais difíceis: Marketing de Moda, é uma matéria que exige uma ótima percepção de comportamento das pessoas, e dentro disso perceber quais as novas necessidades; Moda e Comportamento Social.

Pontos fortes do SENAC: A carga de conhecimentos dos docentes, cada qual com a sua metodologia, mas todos interligados para um único objetivo.

Pontos fracos do SENAC: A instituição deveria investir mais forte em eventos da área e até participações mais significativas no mercado da moda pernambucana, sinto que muitas vezes esperam as coisas muito “mastigadinhas” se é que me entendem, um outro ponto muito importante é em relação aos estágios, a Faculdade poderia ser mais convidativa e convincente junto a confecções, principalmente por que temos o campo de confecção já bastante desenvolvido e com um grande potencial de crescimento.

Área que deseja atuar: Pretendo atuar no campo de pesquisa, comportamento social e já to correndo atrás de um mestrado e quem sabe, depois um doutorado pela UFPE. Como eu já trabalhava na área de confecção antes de começar a faculdade e permaneço ainda na mesma empresa, gostaria muito de estudar moda por outro “angulo”.

Mercado para esta área: O campo de pesquisa é muito bem visto no mercado de trabalho, principalmente para quem quer seguir a carrera como docente. A procura de um profissional, que já tem publicações ou projetos é bastante significativa, é quase um critério de eliminação na hora da contratação em uma instituição de ensino.

Diferencial da faculdade: A faculdade como instituição é muito recente, mas devido ao grande mérito que o SENAC já tem por causa dos cursos técnicos e profissionalizantes, isso facilita o “intercambio de informações com outras instituições” e eventos, até mesmo de outros estados, como por exemplo no Ceará (Fortaleza, onde ocorre o Dragão Fashion), no qual os alunos podem se escrever e obter uma experiência que conta muito para o currículo .

O que esperar do primeiro ano: O primeiro ano é de extrema leitura, dados históricos, marcações dos períodos (clássico, romântico, rococó, gótico, não nessa ordem claro) e um pouco de modelagem básica. As provas são escritas e decorar nomes e acessórios é de muita importância. O segredo é se dedicar ao máximo no começo, por que são assuntos faces.




2 comentários:

  1. Adorei seu blog...!!!
    ;)

    brigada pelo recadinho...beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Thati
    de nada flor que bom que gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...