quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coisas que uma estudante de Moda não é


Achei esse post no blog http://afalsadesigner.blogspot.com/ e achei muito interessante pra gente mesmo heauheahueahueaheuah
Então, aqui vai na íntegra!

Esse é um post de utilidade pública. Visa esclarecer algumas coisas para: quem um dia pensou em fazer faculdade de Design de Moda; quem tem uma certa convivência com alguém que estuda Design de Moda; ou quem é apenas curioso. Então vamos lá.



Estudante de Moda não é modelo
Nunca falaram isso pra mim, embora já tenham mencionado que eu podia ser modelo (naonde, com meus ínfimos 1,67m, enfim), mas como algumas amigas relataram o fato, eu acredito. Porque as pessoas acham que moda sempre vai ter uma passarela com uma modelo vestindo uma roupa estranha, como se as roupas viessem do nada.


Estudante de Moda não é costureira
Uma coisa que a minha professora de Tecnologia da Confecção sempre deixou claro para nós, no primeiro ano, é que a gente não precisava saber costurar bem, mas sim entender o processo. É claaaaaro que levaria dias para a gente explicar isso para as pessoas superlegais que aparecem: "Faz a barra da calça pra mim?", "Essa blusa tá larga, dá pra dar uma apertadinha?". Nessas horas sinto vontade de pegar meu desmanchador de costura/abridor de casas de botão e furar os olhos do ser até não poder mais.


Estudante de Moda não é patricinha
Não, os nossos trabalhos não são olhar vitrines e voltar pra casa abarrotadas de sacolas, tampouco fazer resenhas de artigos da Vogue ou qualquer coisa que o valha. Porque tem gente que acha que quem cursa Moda é aquela guria consumista e que adora comprar roupas. Muito pelo contrário, estudantes de Moda são frequentadoras assíduas de brechós e gostam de fazer customizações sem muita verba.


Estudante de Moda não é médium
As pessoas acham que para a gente criar basta apoiar a testa na mão e se debruçar em cima de uma folha de papel que as coisas aparecem, geralmente em forma de rabiscos incompreensíveis. Não tem nada a ver com inspiração divina: toda a criação provém de uma pesquisa extensa.


Estudante de Moda não é dona de ateliê
Se você quiser um vestido pra ir numa formatura ou casamento, por favor tome vergonha na cara e vá numa costureira. Tudo bem, tem gente que gosta de desenhar roupas de festa, mas eu não, mas só porque eu estudo Moda as pessoas acham que eu já estou habilitada para isso.


Estudante de Moda não é especialista em etiqueta
Não me pergunte qual a ordem dos talheres (é de fora para dentro, se não me engano), no que consiste um traje esporte fino, se se pode usar chapéu em casamento ao ar livre à tarde, essas coisas. As pessoas que estudam Moda podem naturalmente se interessar por isso e aprender, mas não está na nossa grade curricular, de jeito nenhum. Nossos exemplos de sucesso na profissão não são Gloria Khalil ou Constanza Pascolato.


Estudante de Moda não é louca
A esmagadora maioria da população, num levantamento rápido, acha que a gente passa anos enfiadas numa sala de aula para fazer roupas pro SPFW e nos perguntam: "Quem vai usar aquilo?". Aí acham que é uma perda de tempo estudar pra depois fazer roupas de plástico e arame. Cristo, não é assim que as coisas funcionam! Só estilistas renomados fazem aquilo, e obviamente que eles possuem uma linha de roupas "usáveis", por assim dizer. Grande parte de nós não vai chegar a fazer aquilo (eu, particularmente, não faço muita questão).


Estudante de Moda não é folgada
O nosso curso, teoricamente, é matutino. Mas devido ao acúmulo de atividades (já que temos dez matérias por ano e toda professora acha, rigorosamente, que nós só temos a matéria dela e nos entope de trabalhos, fora os projetos interdisciplinares), o curso se torna, vespertino, noturno (como se chama algo referente à madrugada? Bom, é isso aí também)... Já passei mais de doze horas na universidade finalizando tarefas. Resultado: final de semestre estamos todas viradas nuns bagaços, com olheiras quase até o nariz. Fora crises de choro, estresse, gastrites, resfriados que não acabam nunca, dores pelo corpo, essas coisas. Uma colega minha teve até febre escarlatina ano passado! Ou seja, se você acha que é só oba-oba, assistir desfiles e discutir a semana de moda de Paris, esqueça.


Estudante de Moda não é gay 
Tá, mentira. Há casos de héteros, há gays assumidos e há aqueles que a gente pode passar dias discutindo "será que ele é? Será que ele é?". Eu, particularmente, gosto muito da minha mão e não a colocaria no fogo por ninguém, não. =P
 
eai curtiram? eu adooorei hauahuahauahuaha


15 comentários:

  1. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEI! HAHHAAH
    Muito legal esse texto!
    Agora espero que, quem leu, tenha esclarecido todas as dúvidas, antes de se aventurar na carreira!

    beijooos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu Blog Chiquérrimo
    Bjus
    www.cantinhodimulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi obrigada pela visitinha lá no meu blog.
    gostei muito do seu, já estou seguindo.
    bjão

    www.olhinhosdacaju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Veronica
    algumas dicas super serviram pra minha mãe.. ela achava todas as partes ruins pra mim hauhauahauahuahuahauahuahuahauh
    eu até li pra ela. quem sabe ela entende rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Rosemeire
    Que bom que gostou, volte sempre =***

    ResponderExcluir
  6. ca28ju
    Que bom que gostou flor. Volte sempre =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Hey, adorei!
    Post útil e engraçado tbm!

    Beijo!

    http://fashiondecente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. hahahahahaha que bom que curtiu =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Arrasou! Muita verdade nesse post.

    http://underconexao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Luca
    eu to quase mandando esse post anonimamente para todas as minhas amigas que pensam isso de mim hauhauahuahauhahaah

    ResponderExcluir
  12. segue ? http://www.heeygirls.blogspot.com
    Bjs, Blog Lindo

    ResponderExcluir
  13. Eu sou estudande de moda em cianorte e Adorei
    (leli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é universal, não? Todas sofrem isso hahahahah

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...