segunda-feira, 28 de março de 2011

Onde estudar - ETEC





Ana Paula Victor de Araujo
17 anos
Curso de Modelagem de Vestuário na ETEC de Tiquatira
Concluído no 2º semestre de 2010




Mesmo tendo a plena certeza de que é com moda que queremos ganhar a vida no futuro, o técnico nada mais é do que a confirmação se realmente queremos seguir carreira pro resto da vida e, se quisermos, em qual área. Aparentemente trabalhar com moda é apenas criar, mas é algo muito além.

Cursei Modelagem do Vestuário na ETEC de Tiquatira. A grade é bem ampla, vai desde história da moda e criação à marketing de moda e desfile. Eu adorava, e ainda adoro marketing de moda, desfile e até mesmo modelagem, matéria em que tive grande dificuldade no inicio, mas é tudo uma questão de dedicação e esforço.

A ETEC de Tiquatira se destacou em muitos pontos, apesar de ser nova, enfrentar dificuldades com materiais e falta de professores no começo, as turmas desenvolviam ótimos trabalhos como workshops, desfiles e outros projetos sociais envolvendo a comunidade. Um de nossos alunos, inclusive, foi vencedor do concurso Moda Inclusiva, concorrendo com alunos da USP, SENAI, SENAC, Anhembi Morumbi, FASM, Belas Artes, entre outras grandes universidades, lembrando que somos uma escola técnica em fase inicial. Os professores são muito bem preparados, ajudam no que for necessário. A maioria já lecionou no SENAI e SENAC.

Acredite, sempre nos surpreendemos com os resultados dos primeiros semestres, o sentimento de realização e de orgulho, as prévias para os desfiles, confecção de looks, criação... Mas não pense que é fácil aprender a lidar com prazos, pressão, perfeição, exatidão... Na moda, como em tudo na vida, se não for bem feito, tenha a plena certeza que terá serviço dobrado.

Com a conclusão do técnico, decidi mudar meu curso, não penso em largar a área, pretendo estudar Comunicação Social e entrar de vez no mercado. Como disse, o mercado de moda é amplo, particularmente encontrei dificuldades em entrar na área que eu estudei, talvez por eu ser menor de idade ou por não ter procurado como deveria. Não se assustem! Muitos colegas de classe conseguiram estágio e emprego na área e já estão cursando faculdade!

Para concluir, não basta apenas absorver as matérias na escola e não praticar em casa, buscar informações... sempre tem algum workshop, curso gratuito, palestras e eventos de moda em algum lugar, afinal, bom é estar acima da média e não dentro dela, ainda mais quando trata-se de moda.
 
O TCC da Ana Paula Araújo foi sobre tribos e a dela era Glam
Vejam as fotos:
 


5 comentários:

  1. Oii
    Gostei muito da visita. Na cidade vizinha da minha tem um curso de modelagem também. Esse fiz um teste e fui chamada para dar aula de história da moda. Mas por incompatibilidade de horário não rolou...Uma pena!
    Estou pensando em fazer o curso e aprender mais sobre outras vertentes da moda, né!
    www.luanacrescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa;;.... adoraria poder ajudar de alguma forma...para com o seu blog...


    Email ( ednailario@hotmail.com)

    bjxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  3. Oii Edna, que legal, bom vamos enviar o email o mais breve possível :D
    Luana que legal... eu não vejo a hora de voltar para o meu curso. E pretendo seguir carreira de professora da área de moda... acho muuuito a minha cara.

    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  4. tcc da Paulinha foi massa, #EUESTAVALÁ ;D

    ResponderExcluir
  5. Diih
    eu queria ter ido, mas ainda não era amiguinha dela huahuahauahauhauah vc vai no meu neah??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...