segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Onde Estudar - FMU



Uma das maiores dificuldades quando se escolhe a carreira de moda é a escolha da faculdade, já que tem toda a parte custo x beneficio x reconhecimento... Por isso, resolvi criar uma seção de ONDE ESTUDAR. Para isso, escolhi entrevistar os próprios alunos das faculdades, pois ninguém melhor do que quem está lá pra falar do local onde estudam. 

A primeira faculdade da qual vamos falar é a FMU. O curso dura oito semestres e a mensalidade para o primeiro semestre de 2011 é R$ 589,00 (um preço muuito acessível se comparada com outras faculdades de Moda de qualidade). O curso é oferecido no Campus Vila Mariana I, que fica na Avenida Lins de Vasconcelos, 3406 (do ladinho do metro Vila Mariana). É oferecido para o turno da Noite e da Manhã. Quem coordena o curso é a Profa. Ms. Romy Tutia.
O curso na FMU oferece uma base geral e depois se divide em duas habilitações, que o candidato escolhe em determinado momento do curso: Criação em Moda e Gestão de Moda. A principal característica do curso de Moda da FMU é o desenvolvimento do pensamento e da prática empreendedora e interdisciplinar, que propõe uma visão abrangente da Moda como negócio.
Infraestrutura: O prédio da Vila Mariana I oferece dois ateliês de costura com 50 máquinas retas, outro com 15 máquinas especiais, dois estúdios de modelagem com 50 manequins para desenvolvimento de moulage e modelagem plana, além de dois laboratórios de informática com CAD AUDACES.

A entrevista:
Encontrei a nossa entrevistada defendendo a faculdade em uma comunidade do orkut, tirando dúvidas de futuros alunos, no maior clima de aluna feliz e vi que não tinha ninguém melhor pra falar um pouco sobre o curso que a FMU oferece.

Nome: Carla Moraes
Idade: 21 anos
Semestre que cursa: 4° semestre
Curso complementares: Produção de Moda – SIGBOL Fashion
Fale sobre a faculdade:
Matérias que mais gosta: Com certeza Historia da Moda, acredito que para alguém criar novos modelos, antes precisa saber de todo o passado da roupa; e Desenho Digital.
Matérias que não gosta ou que são mais difíceis: Acredito que não seja a mais difícil mas sim a que seja menos agradável para os alunos é Tecnologia Têxtil, matéria fascinante, porém utiliza fórmulas de matemática, química e física coisas que quando a gente sai da escola espera nunca mais usar.
Pontos fortes da FMU: Localização é o maior ponto forte da FMU, é ao lado do Metro Vila Mariana tem o terminal de ônibus em frente então é meio impossível se dizer que não é fácil chegar lá. Acredito também que o campus é de certa forma um ponto forte, pois tem apenas três cursos nos campus (Arquitetura, Moda e Design) e com isso não fica muita gente.
Pontos fracos da FMU: Fora o sistema Online, onde podemos ver notas e faltas, e que sempre está desatualizado, acredito que o financeiro também é o ponto fraco de lá. Como o serviço é terceirizado, tu sempre tem que esperar algum bom tempo para arrumar alguma coisa que tenha dado de errado.
Area que deseja atuar: Pretendo atuar na área de produção de moda, fazendo editoriais para revistas e catálogos, mas também não descarto a idéia de abrir minha própria marca.
Mercado para esta área: Ainda não trabalho na área, mas é um mercado bem grande, com chances de crescimento em algumas empresas – varias alunas quando se formam já saem trabalhando em grandes grifes.
Diferencial da faculdade: Acredito que o diferencial da faculdade é o preço acessível, o valor é praticamente metade do valor as outras faculdades, e em algumas matérias temos os mesmos professores por exemplo a professora de História da Moda da FMU é a mesma que da História da Moda na Sta. Marcelina, entre outros professores.
O que esperar do primeiro ano: O primeiro ano tem como idéia não só mostrar para o aluno o que é Moda, mas também mostra que não é um ramo fácil como muitos pensam e falam é só cortar, costurar e desenhar, ele exige de ti bastante tempo, é tem corrido e os professores não poupam os alunos e querem sempre o melhor pois sabem que quem tem jeito para o ramo não desiste fácil e quer apenas o melhor!

Selecionei do blog da sala, o http://modaliteratura.blogspot.com/ , algumas imagens de trabalhos realizados pela turma:

Trabalho desenvolvido pelo grupo da Carla Moraes, juntamente com Daniela Arruda e Suzzane Lobracci. O tema é a Mongolia:


Outros trabalhos de alunos:
Na seguinte ordem: 
Imagem 1 - Inspirado em Memórias de minhas putas tristes, por Kassica Moreno.
Imagem 2 - Inspirado no livro Incidente em Antares, de Erico Verissimo, os alunos foram Larissa Crêspo e Natalia Rosendo.
Imagem 3 - Inspirado no livro Avalovara, de Osman Lins, os alunos foram Lyara Villanova, Michelly de Jesus, Patricia Albuquerque, Douglas Ricardo.
Imagem 4 - Também inspirado no livro Incidente em Antares, os alunos foram Jéssica Medeiros e Munik Antunes.



Para conferir  o trabalho completo, acessem o blog http://modaliteratura.blogspot.com/

Curtiu? ?  Então aguarde a próxima postagem da série, que vai falar de outra faculdade de Moda e de outra aluna!

Agradecemos a Carla Moraes por ter concedido tempo e informações pra gente! Beijinhos e sucesso na carreira!!   


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...