terça-feira, 21 de setembro de 2010

Twiggy

Pra quem estuda moda, falar dos ícones é essencial!
Pensando nisso faz tempo que eu queria criar esse post sobre Twiggy, a maior modelo da década de 60! *_*

Seus olhos enormes, cabelos curtos e traços angelicais formaram o rosto mais emblemático dos anos 1960. Na década que inaugurou a minissaia e plantou o flower power, Twiggy reinou. E não só por causa do ícone fashion em que se transformou, mas também pelas portas que abriu. “Twiggy, cujo nome significa ‘graveto’, foi a primeira modelo a se tornar um ídolo de massa. Para qualquer lado que fosse, multidões a cercavam, como acontecia com os Beatles”, descreve Charlotte Seeling no livro Moda – O Século dos Estilistas.
Uma espécie de Gisele Bündchen da Swinging London, Twiggy nasceu na capital inglesa e começou a fotografar aos 16 anos. Era janeiro de 1966 quando a “colegial que só amava moda e garotos” – nas palavras da própria Twiggy (Lesley Hornby, na certidão de nascimento) – teve as madeixas cortadas e descoloridas pelo top cabeleireiro Leonard. “Logo depois, peguei um ônibus e fui para o estúdio do fotógrafo Barry Lategan. Eu nunca tinha encarado uma câmera antes”, recorda. O ensaio com a novata magricela acabou nas mãos de Deidre McSharry, então editora do jornal inglês Daily Express. Em 23 de fevereiro, ela estampava a primeira página do diário, sob o título Face of ‘66.
Começava uma carreira meteórica, embora curta – e que se desdobraria em várias outras. Com 17 anos, Twiggy contabilizava fãs até no Japão e ostentava no currículo poses para grandes nomes da fotografia, como Melvin Sokolsky, Richard Avedon e Bert Stern (esse último assinou também três documentários sobre a primeira viagem da modelo aos Estados Unidos, em 1967). Em 1968, Twiggy foi clicada ao lado de Marilyn Monroe, Ginger Rogers, Greta Garbo e Rita Hayworth para a revista Queen.
Encorajada pela fama instantânea, resolveu experimentar outros caminhos. Ainda em 1966, gravou um single, Beautiful Dreams, pela Ember Records. No mesmo ano, também lançou sua primeira linha de roupas. Descobrindo-se multitalentosa, Twiggy viu os estúdios fotográficos ficarem pequenos demais com o passar do tempo. Em 1970, apenas quatro anos após ter começado a modelar, se aposentou dos cliques full-time por uma ótima causa: foi escalada pelo diretor Ken Russell para estrear como atriz na versão cinematográfica do musical The Boy Friend. A nova carreira, como a de modelo, obteve sucesso imediato: Twiggy ganhou dois Globos de Ouro pelo papel (atriz revelação e melhor atriz em musical).
Desde então, ela é atriz, cantora, apresentadora, escritora, estilista... e modelo! – fez a histórica capa do disco Pin Ups, ao lado de David Bowie. Participou também de filmes como Club Paradise (1986), com Robin Williams, e Madame Sousatzka (1988), ao lado de Shirley MacLaine e Leigh Lawson, seu marido até hoje (Twiggy tem uma filha, Carly Lawson, de seu primeiro casamento, com Michael Witney, que morreu em 1983). Nos anos 1990, comandou o talk-show Twiggy’s People, na ITV, e, em 2001, encabeçou outro programa, Take Time with Twiggy, no mesmo canal. Gravou vários álbuns, passando por diversos gêneros: pop, rock, disco, country... O mais recente CD, Gotta Sing Gotta Dance, tem canções de compositores como Noel Coward, Cole Porter e Richard Rodgers e foi lançado no ano passado.
Pelos livros, suas aventuras estão em Twiggy – A Guide to Looking and Feeling Fabulous Over Forty (2008) e em Twiggy – A Life in Photographs, lançado em 2009 em comemoração aos 60 anos dela, entre outros. Também se mantém na ativa como designer.
Além de desenvolver uma linha fashion para a rede Littlewoods, acaba de lançar outra coleção de roupas e acessórios, dessa vez em parceria com o site HSN. “São peças que se pode vestir facilmente e de acordo com a sua idade. Porque, não importa quantos anos tenha, você deve estar sempre estilosa e em dia com as tendências.” Conselhos de uma top especialista.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ah.. essa semana ainda começo as visitas nas escolas de moda pra postar aqui no blog! Assim tento ajudar quem for escolher onde estudar no próximo ano =D

4 comentários:

  1. Oii
    Obrigada pela visitinha! Adorei!!
    Também tem um link para seu blog no meu!!Eba!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona!! Conheci seu blog pela União das blogueiras fashion! E AMEI! Super bem feito e com temas ótimos! Amei esse post! Sou apaixonada pelos anos 60! E pela Twiggy!!
    Já estou te seguindo! Me segue também!

    Beijinhos
    Susie

    ResponderExcluir
  3. Oiii..
    que lindo seu blog! Gosto de posts assim, com bastante conteúdo interessante.
    Minha irmã é estudante de moda e conforme vc for postando as escolas, posso ir mostrando para ela.
    Beijos
    Flávinha

    www.efeitopink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meniiiiinas
    Só vi os comentários de vocês agora!! Aque absurdo....

    Espero que continuem acompanhando o bloguinho.
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...